logo-foco-assinatura.png

Confira!
Mapeamento pelas
Juventudes 2023

Sobre a
Fundação Otacílio Coser

Desde 1999, a Fundação Otacílio Coser atua para promover a transformação da realidade social do Brasil, inspirada pelo espírito empreendedor do fundador do Grupo Empresarial Coimex, Otacílio Coser. Na análise da Fundação, o distanciamento dos jovens do mercado de trabalho constitui um desafio central para o futuro do país. O começo da vida profissional no setor informal – aliado a não conclusão do ensino médio – é  um fator-chave que pode comprometer a trajetória do jovem durante anos. Nesse contexto, a Fundação atua para a inclusão produtiva, construindo pontes entre a assistência social, educação e o mundo do trabalho. A intenção é contribuir para a superação de processos crônicos de exclusão social, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade,  criando conexões e oportunidades para potencializar a juventude.

Nossa
Causa

Temos como propósito ampliar o acesso de jovens a oportunidades que transformem suas vidas e, assim, transformem nosso país em um lugar menos desigual e mais próspero.

Para isso, auxiliamos os jovens no desenvolvimento de habilidades importantes para o mundo do trabalho, despertando seus sonhos e poder de escolha. Ao mesmo tempo, articulamos a aproximação entre empresas e outras organizações sociais para que boas oportunidades de carreira cheguem até eles.

Criar condições para a inclusão das juventudes em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho

Apoiar e fomentar nas empresas a inclusão e a retenção de jovens talentos diversos

Contribuir para um país menos desigual, mais produtivo e próspero.

Nossas
Iniciativas

Programa Escolaí

Em formato de gincana interescolar, o programa promove o protagonismo dos estudantes, ao serem convidados a se tornarem Guardiões da Juventude e a realizarem missões colaborativas que os estimulam a refletir sobre temas atuais e relevantes para a sua vida e para o futuro de sua geração.  

O Programa convida os estudantes a realizarem missões contendo narrativas e temas apropriados para a sua faixa etária, as quais inspiram a reflexão sobre eles próprios, sua comunidade e o mundo ao seu redor. Ao se engajarem no Programa, os adolescentes e jovens desenvolvem competências e habilidades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao mundo do trabalho, facilitando a realização do seu projeto de vida e inclusão social.

Transparência

Veja nossos principais números em 2023.

Estamos continuamente melhorando nossas práticas e buscando resultados mais expressivos e com maior alcance.

Confira nos links abaixo nossos materiais.

Escolas

0
0 mil

Jovens impactados direta e indiretamente

0 mi

Investidos anualmente

RELATÓRIO

O que podemos fazer juntos e juntas para promover conexões e oportunidades para potencializar as juventudes de todo o país?

RELATÓRIO

Resultados e conquistas das nossas iniciativas 

 

PUBLICAÇÃO

Publicação resultado do Desafio lançado aos estudantes, para escreverem cartas em tempos de distanciamento social

PUBLICAÇÃO

Depoimentos de quem vivencia o Programa Rede Escolaí

Depoimentos

“Cada vez que um jovem não completa a educação básica há consequências para a sua empregabilidade e remuneração, para as externalidades econômicas que poderiam ser geradas, para a sua longevidade com qualidade de vida e para a violência.”

Fonte: Consequências da Violação do Direito à Educação | 2020

Shopping Basket