A voz do futuro

Conheça a talentosa Beatriz Ribeiro, de 13 anos, que encontrou no Programa Escolaí o estímulo para se colocar no lugar do outro e para colaborar ainda mais com sua turma e professores
Quem ouve a voz de timbre grave e a fala ritmada com excelente dicção não consegue não prestar atenção. Simpatia, carisma e muita habilidade de comunicação marcam o estilo de Beatriz Ribeiro, de apenas 13 anos, que em 2023 foi uma das Guardiãs da Juventude do Programa Escolaí da EMEF Francisco Araújo, em Guarapari, Espírito Santo.
O envolvimento da jovem na liderança do Programa só lapidou os talentos que ela já tinha. Ao longo do ano, Bia mobilizou a turma para as missões da gincana e divulgou tudo o que aconteceu nas redes sociais, em podcasts e em posts de sucesso que se aproximam muito de reportagens profissionais de televisão.
“O Escolaí abraçou essa minha personalidade e abriu outro leque, outra forma de ver o mundo. Me trouxe uma dádiva de comportamento, o bom senso, a ter um relacionamento de respeito com os meus professores e a ter mais empatia com meus colegas”, explica.
A professora Érica Mendes, de Língua Portuguesa, testemunhou de perto o desenvolvimento da estudante, que inclui ganho de autonomia e protagonismo. “Beatriz foi vencendo a impaciência, sendo mais tolerante na relação com os outros. Ela me ajuda na explicação da matéria para os colegas e tem feito inclusive mediação [de conflitos]. Eu vi isso acontecendo durante o processo do Programa Escolaí”, comemora Érica.
Realizado há 18 anos pela Fundação Otacílio Coser, em 2023 o Programa Escolaí alcançou 90 escolas públicas nos estados de São Paulo e Espírito Santo. Neste ano, 1600 jovens viveram a experiência de serem Guardiões da Juventude, que lideram as missões de uma divertida gincana interescolar.
Nessas missões, todos os estudantes desenvolvem competências e habilidades alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao mundo do trabalho, facilitando a realização do seu projeto de vida e inclusão social.
Bia sabe que o futuro dela começa agora. Por isso, sabe aproveitar bem cada minuto do seu dia, trocando horas na tela do celular por mais tempo de estudo ou leitura, por exemplo. “Meu sonho é ter uma profissão que eu ame de verdade. Ter uma família, amigos próximos, ter com quem contar”. Com esse carisma e talento, é certo que esses sonhos logo, logo irão se realizar.
Por Júlia Tavares